quarta-feira, 24 de março de 2010

Augusto dos Anjos e sua impressões... 3º Ano Ensino Médio



O Deus-verme



Fator universal do transformismo.


Filho da teleológica matéria,


Na superabundância ou na miséria,


Verme - é o seu nome obscuro de batismo.



Jamais emprega o acérrimo exorcismo


Em sua diária ocupação funérea,


E vive em contubérnio com a bactéria,


Livre das roupas do antropomorfismo.



Almoça a podridão das drupas agras,


Janta hidrópicos, rói vísceras magras


E dos defuntos novos incha a mão...



Ah! Para ele é que a carne podre fica,


E no inventário da matéria rica


Cabe aos seus filhos a maior porção!

46 comentários:

  1. Agora caros alunos do 3º Ano A, quero que vocês comentem e interpretem o poema O Deus-verme.

    E se identifiquem e coloque o número da chamada.

    ResponderExcluir
  2. È um poema interessante, pois o poeta relata Deus por um lado o Santo Divino, como ele é realmente,por outro lado como um verme, o resto da podridão humana, o que sobrou dos corações humanos. Deus, foi aquele que, se rebaixou e suportou todo o mal e desgraças dos homens.Deus não julga se os seus filhos mesmo que ele apenas são uma podridão, o ser humano é falso e julga pela aparência das pessoas sem tomar conhecimento de quem elas sao de verdade.

    FERNANDO 3ª ano A ...

    ResponderExcluir
  3. foi o que eu entendi.. vê se ninguém copia do meu hein??!!!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Oiii Robertinha querida! como sempre dando muito trabalho! não tinha um poema mais fácil não? esse foi de quebrar a cabeça manera da proxima vez! ;)

    ResponderExcluir
  7. Em “O Deus-verme”, o personagem principal pode ser considerado como um verme animal, ligado ao cientificismo, que se alimenta da carne humana no processo de decomposição dos corpos, que em sua ocupação diária se alimenta da matéria (carne humana), independente de seus pecados ou espíritos que possa ter, sendo desnecessária a realização do exorcismo, roendo vísceras, e partes que são macias por fora e duras por dentro (drupas agras), tendo a carne como sua rica matéria, putreficando-a. Mas há um outro tipo de personagem que o Deus-verme pode assumir, sendo este ligado a religiosidade, onde o Deus-verme é uma espécie de verme que consome os cadáveres assim como um deus no reino das carnificinas, alimentando-se não da aparência humana, o corpo fisicamente como é, mas o que é, de seus pecados e seus espíritos, livrando-se das roupas do antropomorfismo.
    Então, o Deus-verme pode ser um verme que se alimenta da parte física do corpo humano, quanto em comparação, pode ser um deus que se alimenta dos pecados da alma antes cometidos...

    Jean Emílio Nº 17


    Não valem copiar galera criem o proprio de vcs! põe a cabeça pra funcionar igual euu bjos pra todos ;)

    ResponderExcluir
  8. Amores da minha vida!!!!! O Jean agora foi fundo... Gostei do que foi mostrado até agora, mas Fernando tenta reler o "Deus-verme" e pense mais um pouquinho, quem sabe você não consegue ver o outro lado da história, o lado que Augusto dos Anjos quer verdadeiramente mostrar. Tenta novamente.
    Abraços para todos.

    ResponderExcluir
  9. Augusto dos Anjos mostra um verme que é um Deus no mundo da morte, da decomposição, da podridão. Esse Deus-verme se alimenta da materia/carne sem sentimento, frieza total, sem se importar com o que era aquele pedaço de carne.


    Bruno J. Ribeiro Nº 05

    ResponderExcluir
  10. Em minha opinião sobre o poema “O Deus-Verme”, o Verme é o representante da transformação da matéria, e representa como um novo Deus para a visão de mundo científica e materialista, em substituição ao “Deus Cristão”. Este mesmo “Deus-Verme” possui uma qualidade igual a do “Deus Cristão” de ser ubíquo. Mas também o “Deus-verme” possui existência material, e o “Deus Cristão” é uma divindade abstrata. Como se fala no texto “Jamais emprega o acérrimo exorcismo” é que ele não pode ser exorcizado, pois ele é uma matéria.

    Maxwel Gregório N:29

    ResponderExcluir
  11. Gente vê se não copiem em, cada um preocupa com o seu, foi o que consegui, intender.
    Um abração para vcs.

    ResponderExcluir
  12. Deus e o Verme e um poema interessantes.No poema, o poeta ve Deus como um ser supremo.E o verme que eu entendi e a populaçao.Resumindo
    o poema fala de Deus tentano ajuda essa população.E por um lado tambem pode ser Deus quem tambem ja foi chamado de ladrão de assino de pecador o que quer diser que e um verme da populão.

    Leonardo Dias N°23

    ResponderExcluir
  13. Eu entendi do poema do Augusto dos Anjos "Deus Verme" o verme e considerado como um deus da podridão ele se alimenta de restos de materias/em decompoição nos defuntos novos ele faz inchar, e cabe aos seus filhos a maior porção da decomposição, e ele e considerado como um deus por estar em todos os lugares.

    Marcos Vinicius n° 27.

    ResponderExcluir
  14. O autor Augusto dos Anjos interpreta o poema O Deus-verme como se Deus retratasse os ensinamentos divinos de que a sua opinião a respeito que temos a nós mesmos de julgarmos sempre as pessoas ou coisas de um jeito desumano de não pregarmos a sua opinião a respeito dos seus próprios ensinamentos da vontade de Deus a respeito de batismo.

    Laís Aparecida n° 22

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Augusto dos Anjos revela-se, em seu poema, como um desacreditador de que possam existir indivíduos melhores ou piores que outros, fazendo de nós, seres humanos, todos iguais, ao afirmar indiretamente que a putrefação é tudo aquilo que nos espera, ou seja, o nosso fim certo.
    Prestando bastante atenção, podemos, também, perceber no poema a comparação do verme (participante essencial na decomposição de cadáveres) com o Deus-cristão ─ o ser supremo, no qual muitos acreditam, dando a Ele o mérito de criador do universo. O autor mostra um Deus oculto aos prazeres carnais, no entanto, um carrasco-incompreensível, cuja principal função seria a de julgar seus filhos (nós), dotados de corrupção. Afinal, é esse o trabalho do verme, putrificar a matéria-carne, já dispensável por não armazenar vida, e, segundo o autor, essa também seria a finalidade do Deus-cristão, só que não mais lindando com a carne, assim como verme, mas, com o espírito, deteriorando a alma pecadora.

    Mairany nº 25

    ResponderExcluir
  19. Nossa, depois de tanto tentar, acredito que eu tenha conseguido. rss
    Espero, sinceramente, que goste Roberta.
    Desde já agradeço.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  20. Ele retrata a realidade, todos nós um dia seremos decompostos por vermes.
    O Deus - Verme mostra que não importa sermos ricos ou pobres, ter cometido pecados ou ter sido santo, por que todos nós vamos para o mesmo lugar.
    O Deus-Verme é um Deus que vive entre a podridão, comendo o que sobrou dessa materia, é um Deus no reino das carnificinas, livre de todas as coisas mundanas. Qualquer um recebrá o mesmo tratamento, os vermes.
    Talvez seja uma maneira de expressar a limpeza espiritual que devemos passar.


    Ingrid Lara n 13

    ResponderExcluir
  21. Ao meu ver, Augusto dos Anjos não quer mostrar Deus como um verme, e sim, o verme como um Deus, pois ele está em vários lugares, se sustentando de restos humanos, da podridão que todos são/serão depois da morte, onde "O Deus-verme" irá roer tudo aquilo que já não será de nenhuma utilidade a ninguém. Assim como no primeiro verso ele diz: "Fator universal do transformismo." mostrando o poder do verme mediante um aspecto universal onde ele transforma a matéria morta/podre em seu alimento, consumindo com ela. Assim podemos dizer que ele deixa o mundo "mais limpo", onde pelo menos o verme, faz algo de útil e bom.


    Josué nº 19

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. O autor Augusto dos Anjos interpreta o poema como se estivéssemos desrespeitando a vontade de DEUS.

    Jaqueline n°16

    ResponderExcluir
  24. Augusto dos Anjos sempre descreve seus poemas grosseiros, e estranhos para época literaria. O poema 'O Deus-verme' trata-se exatamente disso o aprodrecimento do corpo, descreve que independente do que você, o final para todos é o mesmo, será tomado pelos vermes. Augusto dos Anjos ainda coloca fortaliza o verme, da atenção a ele, mostrando a demolição de valores humanos.

    Natália Carneiro n°30

    ResponderExcluir
  25. O poema apresenta como o personagem principal, o verme; Sua função é a transformação final da matéria, seja a sobra dos ricos ou as migalhas dos pobres. Diferente de um deus e sem cerimônia executa sua função cotidiana em parceria com as bactérias, alimentando-se da carne podre e do liquido que se acumula nas vísceras dos defuntos num verdadeiro banquete presente em toda e qualquer decomposição.
    O titulo "Deus-verme" é uma metáfora infeliz. Deus é amor, vida! Para os que morrem em Deus sua herança é a vida eterna, e para os que morrem sem Deus...

    DÁVIDE MATHEUS nº08

    ResponderExcluir
  26. Augusto dos anjos junta a perfeição de Deus com a impureza humana, e no mesmo momento em que ele fala dessa tal perfeição de Deus ele retrata a podridão da carne humana que é impura e cheia de pecados. E é isso que o autor faz ,ele junta essas duas coisas transformando-as em uma só: O Deus-Verme. No poema ele não mostra o Deus como verme mais sim vice e versa.
    a
    Pedro Henrique nº 35 3º

    ResponderExcluir
  27. No poema de Augusto dos Anjos “Deus-verme”, o autor que mostrar que nos teremos o mesmo fim não importa se somos ricos ou pobres melhor ou pior somos todos iguais, todos seres humanos , todos o mesmo fim o verme decompondo o nosso corpo, mas afinal esse e o trabalho do verme e essa e a única coisa que ele serve.


    Aluno: Júlio n° 21

    ResponderExcluir
  28. No poema de Augusto dos Anges podemos observar queele faz uma critica a vida todas as pessoas ,ricos pobres independente de quem sejam todos iram morrer e acabar sendo decompostos pelos vermes , e no poema o autor nos mostra o ´´deus verme ´´ como um ser que todos nos vamos acabar em suas mão,e comparando parte de sua vida com a nossa. Verme também nos da idéia de uma coisa ruim e despresadasó pelo seu nome podemos observar isso..



    Aluno:Eliabe n° 10

    ResponderExcluir
  29. Este poema de Augusto dos Anjos foi para mim foi meio dificil de interpetrar, mesmo ele tendo um unico sentido ele pode ser interpetrado de varias formas não sei se essa minha é a correta ,para mim Augusto compara os vermes como um Deus que consome os cadáveres no reino das carnificinas, não adinata o tanto que a pessoa seja forte ele de qualquer modo virara comida de verme, o verme comparado a um ser mais forte do que nós, mesmo sendo um ser insignificante ele esta em todos os terrenos do mundo como um verdadeiro Deus esta em toda parte.

    È roberta isso foi o que entendi espero que seja por esse caminho....

    abraçosss!!!!!!!

    ResponderExcluir
  30. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  31. Caraca que parada mais dificil em Roberta
    E bom pra começar a treinar para as proximas
    Abraçoosss a todos

    ResponderExcluir
  32. No poema de Algusto dos Anjos "O Deus Verme" ele relata um Deus santo como é realmente e por outro lado um Deus Verme, que vive na podridão e que se alimenta das parte fisicas do corpo humano,ele é uma especie de de verme que consome cadáveres.E que as pessoas terminem a maior parte do restante.
    O que talves sejá uma forma de expressão ou uma formula ou maneira de se expressar de olgo.Já que Algusto dos Anjos descreve poemas grosseiros.
    Eo exorcismo "e jamais impregado"pois ele não pode ser exorcizado,pois ele é uma máteria.

    João Paulo n 18

    ResponderExcluir
  33. Augusto Dos Anjos ele junta a perfeição dos deuses com a imperfeiçao do ser humano.E Retrata que não importa como nos ser humanos for todos seremos mesma coisa depois de mortos todos seremos comidos por vermes..

    Luiz Henrique N°24

    ResponderExcluir
  34. No poema de Augusto dos Anjos relata sobre uma pessoa infame, desprezível, um verme, que nunca afasta o Demônio, os espíritos maus, sua comida era carne humana, que quanto mais podre melhor, vivia com os mortos, que quanto mais novos para ele também era melhor, ele cultua muito a morte, as coisas ruins, não importa se é muito ou pouco, o que importa é que esteja o mais podre possível.

    Paula Cristina nº 33

    ResponderExcluir
  35. No poema esta o tempo todo valorizando as ideias dos vermes e da decomposição e quando um homem morre, ele não leva nada que conseguiu conquistar durante a sua vida em termos de bens materiais e depois na morte ele vai ser consumido pelos vermes e pela decomposição e quem vai desfrutar dos seus bens são seus proprios filhos.

    Natalia Cristina N° 31
    3° ano "A"

    ResponderExcluir
  36. É um poema que fala de Deus como Santo divino, de outra forma como verme ,resto da podridão humana.O Deus- verme se alimenta da materia/carne sem sentimento ,e esse deus não importa com era esse pedaço de carne. Talvez seja uma maneira de expressar a limpeza espiritual que devemos passar algum dia.

    ResponderExcluir
  37. É um poema que fala de Deus como Santo divino, de outra forma como verme ,resto da podridão humana.O Deus- verme se alimenta da materia/carne sem sentimento ,e esse deus não importa com era esse pedaço de carne. Talvez seja uma maneira de expressar a limpeza espiritual que devemos passar algum dia. jairo n°15 3°ano

    ResponderExcluir
  38. Olha vocês foram fundo nas análises, é isso mesmo, gostei, lógico que alguns deram umas escorregadinhas, mas claro que na próxima não será da mesma forma, pois teram cada vez mais recursos intelectuais para estarem comentando e questionando o que foi mostrado.
    Parabéns, fiquei muito feliz com vocês!!!!

    ResponderExcluir
  39. por que a poesia de augusto dos anjos se opoe a estetica parnasiana?O que pode ter provocado uma reação destavoravel dos leitores habituados ao gosto parnasiano alguem pode me responder essa pergunta

    ResponderExcluir
  40. por que a poesia de augusto dos anjos se opoe a estetica parnasiana?O que pode ter provocado uma reação destavoravel dos leitores habituados ao gosto parnasiano alguem pode me responder essa pergunta

    ResponderExcluir
  41. . Indiretamente, o texto 1 faz referência à morte de seres humanos e de outros seres.

    a) que verso do poema demonstra o desprezo do eu lírico pelas crenças humanas?

    b) Há, no texto, alguma referência a espiritualidade, sentimentos, sonhos?

    c) conclua: que visão o eu lírico tem da vida e do mundo?

    sera que tem como alguém responder ?

    ResponderExcluir
  42. adorei esta xarabaclais rubias nebrias

    ResponderExcluir
  43. US sports toto - Sporting 100
    There's 벳 매니아 nothing on the sports-betting site that gives 토토 사이트 추천 punters 바카라 추천 사이트 a better idea of who they are. They'll choose a game from 에그 벳 around 바카라 시스템 배팅 the globe,

    ResponderExcluir