segunda-feira, 10 de maio de 2010

Brincadeira de criança nada!!!! É um perigo!!! 1º Ano Ensino Médio

Pulseira do sexo oferece risco
Ed Alves


Simples pulseiras coloridas de silicone viraram febre no pulso dos adolescentes brasileiros. Mas, o adereço não é simplesmente um assessório da moda e sim uma brincadeira que ínsita a prática de atos sexuais. Apesar do alerta do perigo que representam, as pulseiras continuam sendo utilizadas e comercializadas normalmente no DF. São baratas e fáceis de serem encontradas. Na Rodoviária do Plano Piloto, 10 unidades custam apenas R$ 1,50.
Conhecidas também como “pulseiras da amizade” ou “pulseiras da malhação”, à primeira vista as fininhas pulseiras coloridas parecem inocentes, mas, são componentes de um perigoso jogo chamado Snap, criado na Inglaterra. Cada uma das 14 cores disponíveis identifica atos afetivos e sexuais que devem ser praticados pela garota que tiver a pulseira arrebentada pelo rapaz.
As pulseiras também são utilizadas para identificar o que os adolescentes têm em comum uns com os outros e, para alguns, ditam a popularidade dos jovens. A menina que tem a cor preta ou a dourada é respeitada pelas outras por significar que ela “topa” fazer sexo com o rapaz que arrebentar a pulseira. “Eu nunca usei nem para entrar na moda. Mas, minhas amigas usam e sabem o significado da brincadeira. Elas usam justamente para participar do jogo. Depois da polêmica, o pai de uma delas proibiu quando ficou sabendo”, conta a estudante, Débora Souza de 16 anos.
Antes da divulgação da brincadeira, o adereço era só mais um assessório da moda, difundido pelos adolescentes e muitos utilizavam sem saber o significado. “Eu usava as pulseirinhas, mas, não sabia que tinham significado e que faziam parte de um jogo, quando vi o que significava na internet parei de usar. Eu usava como um simples acessório da moda. Quando essa onda passar, vou voltar a usar. Mas, agora acho que é um risco para uma menina usar as pulseiras, por que as pessoas podem achar que ela está participando da brincadeira. Acho que tem que ser proibido mesmo”, declara a estudante, moradora de Planaltina, Sara Tauene Nascimentos de 16 anos.
O caso recente de estupro de uma adolescente em Londrina e a suposta causa da morte de uma menina em Manaus, que tiveram as pulseiras arrebentadas, serviu de alerta para os pais quanto o uso do assessório. Como medida para inibir a brincadeira, escolas de São Paulo e Curitiba vêm dando orientações aos pais e alunos além de proibirem o uso do adereço. Quando foi moda nos Estados Unidos há sete anos, a pulseira foi proibida na Flórida.
Apesar do alerta, as pulseiras coloridas ainda estão espalhadas nos pulsos dos adolescentes brasilienses. “No momento, a Secretaria ainda não está fazendo nada a respeito disso na rede educacional, a não ser que o Batalhão Escolar esteja realizando algum tipo de trabalho”, informa a assessoria de comunicação da Secretaria de Educação do DF.
No entanto, o Batalhão Escolar informou que o assunto é de competência das escolas. “Essa questão é um assunto que diz respeito às escolas e aos pais que devem orientar os adolescentes”, afirma o major Nelson Miller, chefe de Comunicação Social da Polícia Militar.
Entretanto, especialistas alegam que proibir o uso do adereço não é a solução. O psicólogo Aderson Luiz Costa, especialista em psicologia do desenvolvimento humano e professor da Universidade de Brasília (UnB), diz que proibir não evita a brincadeira. “Proibir não é suficiente, os adolescentes tem autonomia. Não adianta tentar solucionar o problema com proibições. Os jovens sempre conseguem estratégias para burlar a proibição. Eles têm curiosidade, gostam de desafio”, enfatiza. “Os pais que conhecem e confiam em seus filhos não precisam se preocupar. É claro que toda brincadeira que oferece riscos, comportamentos inadequados e danos morais negativos devem ser evitadas, mas, proibir não é a solução", diz.
Para Costa, a brincadeira deve ser restringida pelos pais e professores por meio do diálogo com os jovens. “Essa é a hora para pais e educadores trabalharem em favor dos jovens em questões como essas, se aproximando deles, conversando, ouvindo-os, dando atenção a essas questões cotidianas. O papel das escolas não é somente o compromisso curricular, elas devem inserir nas disciplinas atividades comunitárias e culturais para formar o caráter dos jovens, formarem cidadãos responsáveis. As escolas ainda estão atrasadas. Questões como essas precisam ser levadas para as salas de aulas e serem discutidas”, analisa.
O especialista afirma que brincadeiras como essas são comuns no comportamento dos adolescentes. “Esse tipo de brincadeiras são iguais a quaisquer outras e sempre existiram, são próprias da natureza dos adolescentes para despertar a curiosidade e o desafio. Participar de atividades perigosas é a busca por identidade. Cabe aos pais e aos educadores estarem mais disponíveis para ajudá-los. Brincadeiras como essas surgem com riscos cada vez maiores,”, alerta Costa.



COMO FUNCIONA O JOGO:

A garota que usa a pulseira está automaticamente e, às vezes sem saber, participando de um jogo (Snap). Os jovens tentam arrebentar as pulseiras uns dos outros. Quem conseguir, ganha o “direito” ao ato ao qual a cor da pulseira corresponde, que vai desde um abraço até a relações sexuais.

CUIDADO COM O SIGNIFICADO DAS CORES:

Amarela – abraço
Laranja – dentadinha do amor
Roxa – beijo de língua
Rosa – a menina tem que mostrar os seios
Vermelha – dança erótica
Azul – exo oral
Verde – chupões no pescoço
Branca – a menina escolhe o que preferir
Preta – fazer sexo
Dourada – fazer todos
Listrada – sexo
Grená – sexo anal
Transparente – sexo com parentes consangüíneos
Marrom – sexo escatológico


INformação nunca é demais, o perigo é eminente, por este motivo torna-se válido a informação, meninos e meninas cuidado.(deixem um comentário sobre a reportagem)

17 comentários:

  1. ate um tempo atraz eu nao sabia dos significados das cores e muito menos pra elas serviam muitas das minha amigas usavam uma delas tinha esatamente 361 pulseras ela era a que mais tinha nao so das minha amigas mais da escola inteira e um dia ela conbinou de ir com todos com as amigas delas lembro que nesse dia ela voltou pra casa so com 287 so que ela nao sabia o significado acho eu que niguem da minha antiga escola pra nos eram simples asesorios e nada mais, mas depois de uma reportagem vi o que ela realmente eram deu meu geito de fala com essa minha miga por que sei que elas nao sao muito chegada em jornal ela me disse que ja tinha chegado na casa dos 800 pulseras depois que falei pra ela queimou todos e tambem pedi a ela que fala-se pra outras e todas tambem queimaram, na minha opniao isso e um absordo por que sao apenas pulseiras jamais deveria ser posta tal responsabilidade em um simples ato de arembentar um pulseira.
    Aluno: Patrick D.S 1 C

    ResponderExcluir
  2. por min eu isso e bobagem , pois se quiser se relacionar e melhor ser namorado ou casado.

    ResponderExcluir
  3. Atrás, exatamente, pulseiras, combinou, ninguém, assessórios, jeito, opinião, absurdo, arrebentar. Cuidado com a ortografia.

    Gostei do seu comentário Patrick, percebi que você leu a reportagem e se interessou pelo assunto, Mas eu queria que o MArcos comentasse mais sobre o que leu no blog.

    ResponderExcluir
  4. Eu também não sabia o significado. Eu tinha algumas que eu ganhava das minhas amigas, depois que as minhas foram estragando, que parei de usar.
    E agora que eu sei o significado de cada cor que eu não vou usar mesmo.
    E apoio a proibição dessas pulseirinhas.
    E acho que se alguém quer se relacionar, tem que se conhecer primeiro, e acho um absurdo que garotas que usam, pois são as garotas que devem se dar o dever de se cuidar, pra não acontecer esses casos.
    E se uma garota topa ou não topa transar com alguém, a opção é dela e ninguém precisa saber.

    Aluna: Anna Karla
    Nº 03
    1° ano "A"

    ResponderExcluir
  5. isso e uma palhaçada porque as pessoas devem se conheçer para poder se relacionar com outras pessoas
    por isso deve ser proibido esse tipo de brincadeira
    eu mesmo ja tive dessas pulseiras mas nuca soube o significado delas
    so de um ano pra ca q eu fui descobri
    E agora que eu sei o significado de cada cor que eu não vou usar mesmo.
    As meninas devem ter o cuidado com esse tipo de coisas

    aluno Amaury de Souza lima
    1 ano B

    ResponderExcluir
  6. eu a um tempo atrás não sabia que isso tinha esse significado quando fiquei sabendo imediatamente tirei as minhas e muitas vezes elas usam sabendo do significado eu apoio a proibição das pulseiras e um absurdo as meninas que usam mesmo sabendo do significado e muitas vezes a menina tem que se cuidar.

    ResponderExcluir
  7. esse aki e o segundo comentario

    eu ja tive varias puseras dessas eu sabia do significado mais nao quis brincar pois essa brincadeira acaba resultando eim mortes , e alem do mais ja vi isso virar caso de policia...

    meus amigos direto me chamava pra esse tipo de bincadeira eu sempre dizia : isso vai acaba se dando mal.

    afinal nunca brinquei dessa brincadeira!!!!!

    ResponderExcluir
  8. eu acho isso muito bobo!Antes eu também não sabia o significado,e usava essas pulseiras.depois que soube fiquei chocada,ainda bem que não uso mais!
    se a pessoa querem fazer algo com alguém ou não depende dela e não de uma simples pulseira!

    aluna:samara cristina
    nº28
    1ano"c"

    ResponderExcluir
  9. Eu também não sabia o significado,agora eu estou alertada sobre isso.

    mychelle pires 1anoB

    ResponderExcluir
  10. Eu acho isso uma bobeira porque tem pessoas que usam pulseirinha sem saber o que elas podem significar elas são inofêncivas e que não adiantou nada eles proibirem pois os adolescentes sempre da a volta por cima da lei e agora saiu novas pulseirinhas e com o mesmo significadosao apenas pulseiras jamais deveria ser posta tal responsabilidade em um simples ato de arembentar um pulseira.

    aluna:Dayane N° 05 1°C

    ResponderExcluir
  11. Guilherme Henrique Nº12 1º Ano A

    Hoje muitas crianças não sabe que em outros países,esta pulseira pode trazer vários riscos para a pessoa que está usando.Por causa da brincadeira chamada Snap ou pulseira do sexo,mas várias pessoas sabem mas continua usando as pulseiras,se essas pessoas pegarem a cor do sexo,e fazer sexo,ela pode pegar AIDS e até ficar gravida.

    ResponderExcluir
  12. Na minha opinião eu sou contra o uso dessas pulseiras porque esta fazendo uma pessoa cometer um ato do qual
    ela nem sabia.


    aluna:marilia 1anoB

    ResponderExcluir
  13. a minha opinião e q foi inventada por meio d uma brincadeira mais que eu fiquei sabendo é que essa brincadeira pode dar muita dor de cabeça e que essa brincadeira tem que ser só entre duas pessoas que querem brincar com outras intençoes (namorados ,ficantes )eu acho bobera proibir a venda os jovens sempre tem artimanhas pra esse tipo d brincadeira .
    na minha opinião tem que ser respeitado quem não quer participar da brincadeira e gosta d usa as pucerinhas




    wellington rodrigues 1ºano a

    ResponderExcluir
  14. Eu ja sabia de tudo do jogo e dos segnificados das cores das pulseiras. Na miinha opinao isso todo e uma bobagem se alguem que ter relaçao sexual com alguem que fale tenha uma relacao amoroza com uma namoro.Eu uso e pretendo nao para de usa por esse motivo, eu uso pro acha bonito as pulseiras no pulço, fica legal.

    Édrei Marcos N°10

    ResponderExcluir
  15. EU tambem uns tempo atrás eu nao sabia os significado ate que a professora ROBERTA me falo sobre essas pulseiras a tambem meu tio me falo sobre um caso que aconteceu aqui em CATALÃO sobre essas pulseiras. Nós adolecentes estamos ja sabendo sobre as pulseiras entao se alguma garota estiver usando essas pulseiras por que elas querem que os rapaz arrebenta as pulseiras delas e fazem o que quiser com elas, entao ja estamos sabendo, quem nao quiser que aconteça isso que esta acontecendo com as outras garotas para de usar essa pulseiras.

    ALUNA: Rytiele caroline Nª27
    1ªano 'A'

    ResponderExcluir
  16. isso e loucura prquma pessoa cai numa dessa geralmente eles sabem o significado mas fingen q ñ sabem so pra tirar o corpo fora.
    Eu sei eu ja ussei algumas por um tempo mas achei muito sem graça eles eram frageis e arrebentavão com facilidade,em tão eu joguei tudo fora antes q desse algun problema pra minmas tem q ser muito troxa pra entrar em uma brincadeira dessas sabendo das conseguencias se alguem conseguir arrebentalas

    bruno barro 1° b
    n°:02

    ResponderExcluir
  17. O 'snap' é alegadamente um jogo em que os adolescentes usam pulseiras de silicone de várias cores, para assim transmitirem uns aos outros mensagens de contéudo sexual. Estas pulseiras, agora chamadas “pulseiras do sexo”, foram muito populares na década de oitenta. Custam apenas uns cêntimos.

    Aluna: Verônica Moreira de Souza nº 30
    1ºA

    ResponderExcluir