segunda-feira, 26 de abril de 2010

A conversa entre a literatura e a história - 3º Ano Ensino Médio

Mulher nova, bonita e carinhosa faz o homem gemer sem sentir dor
(Zé Ramalho e Otacílio Batista)

Numa luta de gregos e troianos
Por Helena, a mulher de Menelau
Conta a história de um cavalo de pau
Terminava uma guerra de dez anos
Menelau, o maior dos espartanos
Venceu Páris, o grande sedutor
Humilhando a família de Heitor
Em defesa da honra caprichosa
Mulher nova, bonita e carinhosa
Faz o homem gemer sem sentir dor

Alexandre figura desumana
Fundador da famosa Alexandria
Conquistava na Grécia e destruía
Quase toda a população Tebana
A beleza atrativa de Roxana
Dominava o maior conquistador
E depois de vencê-la, o vencedor
Entregou-se à pagã mais que formosa
Mulher nova bonita e carinhosa
Faz um homem gemer sem sentir dor

A mulher tem na face dois brilhantes
Condutores fiéis do seu destino
Quem não ama o sorriso feminino
Desconhece a poesia de Cervantes
A bravura dos grandes navegantes
Enfrentando a procela em seu furor
Se não fosse a mulher mimosa flor
A história seria mentirosa
Mulher nova, bonita e carinhosa
Faz o homem gemer sem sentir dor

Virgulino Ferreira, o Lampião
Bandoleiro das selvas nordestinas
Sem temer a perigo nem ruínas
Foi o rei do cangaço no sertão
Mas um dia sentiu no coração
O feitiço atrativo do amor
A mulata da terra do condor
Dominava uma fera perigosa
Mulher nova, bonita e carinhosa
Faz o homem gemer sem sentir dor


Agora é com vocês, a intertextualidade ficou muito bem marcada nesta música de Zé Ramalho, mostre os conhecimentos que vocês têm a respeito da história e porque a mulher é mostrada desta forma...

20 comentários:

  1. Essa música trata da importância da mulher e como ela foi motivo de lutas importantes para nossa história.
    A beleza da mulher pode mover montanhas e desencadear guerras.
    Na primeira parte da música ele conta a história da guerra entre gregos e troianos por uma princesa que foi raptada pelo príncipe grego, e no final de uma guerra de 10 anos Menelau (Troia) venceu.
    Na segunda parte ele descreve a história de Alexandre O Grande, muito bem estudado e de conhecimentos diversos, com uma grande ambição realizou grandes conquistas, se apaixonou por Roxana e se entregou a esse amor se casando, depois que morreu, Roxana deu a ele um filho.
    Na terceira parte, ele sita navegantes que tinham como objetivo a mulher, que lutava pela mulher.
    Na quarta e última parte ele fala sobre um cangaceiro, sempre muito corajoso e intimidador, que acabou se apaixonando, Maria Bonita largou tudo por Virgulino, mas os dois morreram em Angicos numa cilada que a milícia de soldados preparou, por este ser um bandido.
    E na verdade essa música mostra três grandes histórias de amor conhecidas por várias pessoas, e mostra como um homem não vive sem uma mulher. Uma mulher encanta com sua beleza e sua simpatia. Uma grande homenagem as mulheres e aos apaixonados que guerriaram por elas.



    Ingrid Lara nº13

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeita sua interpretação de texto! Essa música exalta a fraqueza do homem qdo se apaixona! Tivemos outros personagens como sansao,Héracles ( Hercules) que sofreram por esse flagelo que é se apaixona rsrs

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Na musica pode-se observar a presença da a intertextualidade,varios textos se comunicam um com outro, varias historias que são contadas e todas a mulher é vista como muito preciosa,em troia houve uma guerra por causa de uma mulher Menelau venceu paris Páris para ganha "Helena",alexandre um grande conquistador se entrega A beleza de uma bela mulher "Roxanaha ",a bravura de grandes navegadores e o temido Lampião foi dominado por uma mulher,esses são varios personagens muito conhecidos, e Zé Ramalho e Otacílio Batista os colocaram na musicas para mostra a importancia da mulher e como ela era e como ela deve ser valorisada ,e essas mulheres fizeram esses homens gemer sem sentir dor.
    ach qi é issaê !!

    eliab nº10

    ResponderExcluir
  5. bom nessa musica do Zé Ramalho e Otacílio Batista.Pode se ver a importancia da mulher. Na primeira estrofe fala sobre a guerra, que aconteçeu entre gregos e trojanos Porcausa de helena.Na segunda parte decreve alexandre, uma pessoa muito inteligente que se apaixonou por roxana.Na terçeira estrofe fala sobre sobre a lutas dos navegadores, pela mulher.Na quarta estrofe fala sobre o lampião que nao tinha medo, e que um dia se apaixono por uma mulher,e foi dominado por ela. Essa letra fala do que um homem é capaz de fazer e vencer por uma mulher: “loucuras” batalhas, Fala da mulher destemida e apaixonada que segue e ajuda este homem até as últimas conseqüências. Nos faz lembrar do ditado que diz: atrás de um grande homem tem sempre uma grande mulher e que hoje pela emancipação e luta das mulheres por igualdade, o que é mais do que justo.


    Leonardo N°23

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Nessa musica pode-se notar uma intertextualidade em que estão presentes varios fatos historicos.
    Na primeira estrofe o autor fala de uma grande guerra travada por gregos e troianos que durou quase uma decada e o principal fator de ela ter acontecido foi por uma mulher.Já na segunda estrofe ele fala de Alexandre o grande que foi o maior conquistador de territorios do mundo antigo, e tambem foi rei aos vinte anos e era extremamente inteligente mas se rendeu aos encantos de roxana, que conseguiu conquistar o grande conquistador. Na terceira estrofe ele discorre da grande luta que os navegantes enfrentavam para conquistar territorios e voltar para suas casas junto de suas esposas, e tambem cita Miguel de Cervantes que foi um grande poeta romancista espanhol que relatava a beleza feminina em suas obras. Na estrofe final do texto fala da historia um bandoleiro que nada temia chamado virgulino ferreira, mas que um dia caiu de amores por uma mulata chamada Maria Bonita com a qual ele juntamente foi morto.
    O autor usa desses fatos para exaltar a beleza feminina, valorizando-a de uma forma extremamente importante, mostrando sua simpatia e seus valores, e por mais "grandes" que o homens sejam sempre cairão de amores por uma grande mulher; pois segundo ele, ela faz o homem gemer sem sentir dor.

    Pedro Henrique N° 35
    3° ''A''

    ResponderExcluir
  8. A intertextualidade presente na musica retrata que por traz das grandes historias sempre existe uma mulher, ora sendo o motivo da guerra, ora sendo a base de um protagonista. E salientando em todas as estrofes o poder que a mulher tem sobre o homem, pois até os grandes heróis da humanidade se renderam ao poder das mesmas.
    Na primeira estrofe retrata a historia de Helena de troia, filha de Zeus e de Leda , casada com Menelau, que jurou proteger Helena. E ela em uma viagem a Esparta foge com Paris para Troia e Menelau trava uma guerra com Troia para se vingar e resgatar Helena.
    Na segunda estrofe conta a historia de Roxane, que foi capturada pelas tropas de Alexandre e se apaixonaram. Ela o acompanhou em sua campanha à Índia, até o momento de sua morte.
    Na terceira estrofe mostra que a grande motivação dos grandes navegadores eram as mulheres, já que se não fosse elas eles não se sentiriam encorajados a enfrentar o oceano.
    Na ultima estrofe se refere a historia de Lampião e Maria Bonita, que era ao mesmo tempo o porto seguro, o ponto fraco e a companheira do homem mais “ bruto” da historia brasileira.

    Natalia Carneiro nº 30

    ResponderExcluir
  9. pedrin pedrin!!!!
    tc tc!! a ñ
    rs*-*

    ResponderExcluir
  10. Essa musica de ze ramalho conta o que a mulher é capaz de fazer atraves de fatos acontecidos podemos ver na primeira estrofe que volta la na guerra de troia aonde aconteceu por causa de uma mulher a princesa Helena que foi sequestrada por um principe grego e troia vence essa longa guerra de 10 anos. Na segunda estrofe fala do famoso Alexandre o grande quem não se lembra de sua sede por vitoria mais que tudo acaba quando se apaoxona por mulher chamada Roxana que logo que morreu ganhou um filho. Na terceira estrofe fala dos navegantes aonde a mulher amada da forças para os navegantes lutar vencer qualquer obstaculo sabendo que na sua casa vai ter a sua mulher o esperando. Na quarta estrofe mostra que um amor de uma mulher pode derrubar até o mais bravo dos cangaçeiros do sertão e essa mulher se chamava maria bonita e o seu amado Virgulino Ferreira um homem perigoso, uma fera domada pelo amor de uma doce mulher.
    Podemos ver nessa musica a intertextualidade por que sçao varios fatos historicos acontecidos em epocas totalmente diferentes em lugares diferentes porém acontecidos pelo mesmo fato a mulher amada aonde Ze ramalho mostra isso o que a mulher com a sua doçura beleza e simpatia é capaz de fazer desde uma guerra até dominar um homem bravo do sertão.....

    Diego n°09

    ResponderExcluir
  11. Ná música de Zé Ramalho pode se notar uma interação entre as estrofes,aonde são empregados fatos históricos que envolveram a beleza feminina(como no caso da guerra de TRÓIA com a beleza de helena).
    As estrofes retratam personagens diferentes,mas sempre enfocando a figura de uma bela mulher,e o que homens foram capazes de fazer para te-las consigo(promovendo guerras,navegações e outras coisas)a música nos mostra a importancia da mulher na história,por causa delas foram promovidas guerras que duraram décadas.

    Alexandre Henrique
    Nº 01

    ResponderExcluir
  12. Nesta letra, Zé Ramalho, mostra as atitudes de grandes homens diante do carisma e da sedução da mulher, onde todos encantados com tal beleza, foram capazes de realizar coisas que de certa forma eram inimaginaveis, mostrando todo seu amor por sua amada, sendo capazes de guerrearem por anos para manter viva a chama do amor.. Mostrando que o homem é incapaz de viver só, sem uma mulher ao seu lado, independente de seu jeito de ser, sendo um grande guerreiro ou conquistador, ou até mesmo um lampião da vida, ama e tambem merece ser amado..


    Josué nº 19

    ResponderExcluir
  13. Na melodia de Zé Ramalho tem casos históricos que tem a beleza feminina tem muitas atitudes de homens que se encantaram com as belezas das mulheres mostrando o amor que ele sente por a mulher que ele ama.
    A melodia mostra para quem léu a importância de uma mulher na vida de um homem e o que ele e capaz de fazer para ter a sua,e capaz de causar guerra que durem decadas pelas mulheres...


    Luiz Henrique Nunes Rodrigues N°24 . 3"A"

    ResponderExcluir
  14. Na musica pode-se ver aintertextualidade dos fatos acontecidos, na primeira estrofe fala sobre a guerra dos troianos e gregos que durou muitos anos, na segunda estrofe fala sobre alexande um a figura desumana, mas muito inteligente que se apaixonou por roxana, na terceira fala das mulheres que eram a razão dos navegantes irem ao mar, na terceira fala do lampião um homem rei do cangaço do sertão e muito corajoso , que uma mulata comseguil dominar ele com o amor. nessa musica o autor quer mostra o grande valor e beleza que tem as mulheres que qualquer homem cai de amor por elas

    marcos vinicius n° 27

    ResponderExcluir
  15. Helena a mulher de menelau, ela representa uma grande luta de guerreiros pelo sua sedução, Menelau é um espartano que venceu, e humilhou Heitor em defesa da honra da mulher amada.
    Helena não gostava de Menelau, então fugiu com Heitor, porque era quem ela amava, Menelau foi atrás de Helena não por causa das riquezas que Heitor tinha lhe roubado, mas sim pela busca da dor de cotovelo que sentia pela mulher amada.
    Rexona que foi capturada pelas grandes tropas de Alexandre, e acompanhou ele ao longo da vida de Alexandre.
    As mulheres eram grandes seduções dos navegadores, eles gueriaram por elas.
    O tempo histórico que vem sendo desenvolvido nesse texto, são os "gregos" e o "comtepôraneo".

    Bárbara nª3

    ResponderExcluir
  16. Todo o texto mostra como a mulher é importante na vida do homem.
    No primeira estrofe mostra como uma guerra começou tudo por causa de
    uma mulher.
    No segunda estrofe mostra como, Alexandre um grande conquistador,
    se apaixona por uma bela mulher Roxana.
    Na terceira estrofe mostra que a grande motivação dos
    navegadores eram as mulheres, iam para o mar mas sabiam que em suas
    casas tinham mulheres que os esperavam.
    Na ultima estrofe mostra uma mulher faz um homem se apaixonar,Lampião, o rei do cangaço, se apaixona por Maria Bonita.

    Maxwel Gregório N: 29

    ResponderExcluir
  17. A musica relata acontecimentos marcantes da nossa historia, ela descreve um tempo historico totalmente grego vindo da grecia antiga e no final vem para o Nordeste.
    A musica nos deixa bem claro que Helena era uma mulher bastante elegante,e que encantava muitos, fazendo com que muitos homens se perdessem.Menelau era o prometido de Helena, mas como ela se enteressou por Heitor, fugiu juntamente com ele e levou todas as suas riquezas.Como Menelau não aceitaria perdela fez de tudo para reconquistala.
    Alexandre nada mais era do que um nome figurado do homem,se apaixonou por Roxana, e por ela foi capaz de matar e destruir, ao vencer simplismente se entrega a ela.
    Na ultima estrofe mostra mais uma vez a mulher sendo idealizada,quando diz que Virgulino tambem se apaixona por uma linda mulher.A musica mostra a todo momento que por tras de um grande homem sempre existe uma grande mulher e que por cauda dela o homem rompe barreiras...

    Priscila n°36 3° ano

    ResponderExcluir
  18. Pelo o que eu entendi é que o Homem não Dá Grande valor a uma Mulher bonita e Carinhosa pra quem faz tudo por ele.

    Danilo N° 07

    ResponderExcluir
  19. Professora Roberta, você é muito gostosa!!

    ResponderExcluir