segunda-feira, 19 de abril de 2010

Código de Hamurabi - 3º Ano Ensino Médio


“Olho por olho, dente por dente”, lei do talião, justiça ou selvageria?
Homem é condenado a receber 20 gotas de ácido nos olhos

A pena do rapaz foi compatível ao dano causado à vítima: 20 gotas de ácido nos olhos.

O incidente ocorreu em novembro de 2004 quando, na ocasião, Movahedi pediu a mão da moça em casamento. Revoltado por ter sido rejeitado, ele não pensou duas vezes em se vigar e jogou ácido no seu rosto.

Desde o atentado, a garota se submeteu a 17 cirurgias na Espanha, numa tentativa frustrada para reconstruir seu rosto. Seus ferimentos provocaram a perda de um olho e deixou o outro cego. De acordo com o Jornal The Guardian, o governo iraniano chegou a gastar cerca de R$ 66 mil pelo tratamento.

Ao ser questionada se desejava que a aplicação da lei do talião fosse adotada, ela declarou que a condenação era “selvagem”, mas aceitava que as autoridades aplicassem 20 gotas de ácido no rapaz para ele entender como ela está sofrendo.

Levantem questionamentos sobre o que leram, vale a pena castigar para sentir-se aliviado?

28 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Castigar a pessoa que comete um erro tão grave com certeza não irá apagar marcas físicas e psicológicas que deixou.
    Fica difícil comentar um assunto tão delicado sem ter passado por ele, pra dizer se é um alivio ou não se vingar, sim, porque isso é um tipo de vingança.
    Para pessoas que nunca passaram por isso com certeza pode parecer um tipo de alivio, mas na verdade não estará mudando em nada a situação, não estará mudando o passado, a vida dessa pessoas continuará a mesma, com os mesmos problemas.
    Se podessemos de alguma maneira adivinhar quem será marginal e quem não será, não existiriam crimes, mas não podemos prever. Muitas das vezes crimes desse tipo são cometidos por pessoas próximas que achavamos que conhecíamos. O Ser humano é assim, ainda possui instintos da pré-história, só que alguns não sabem se controlar.
    Somos animais, infelizmente, buscando sempre uma maneira de estar por cima.


    Ingrid Lara n13

    ResponderExcluir
  4. Para quem vê uma situação dessa pensa que um cara como o desse caso tinha que sofrer castigos iguais ou ate piores do que o crime que ele cometeu.
    A moça citou que a pena adotada pelas autoridades era selvagem, mas o que o rapaz fez foi o que?! A atitude dele perante a situação foi um absurdo, monstruosa, e merecia sofrer também, mas como todos sabemos esse tipo de pena, "tortura", não leva a nada, so piora a situação, porque o rapaz poderia se tornar uma pessoa mais revoltada do que ja era.
    Então podemos definir que, o cara tem que ser rigorosamente punido, mas usar a tortura como método de punição, não é coreto, existem outros tipos de punição que são rigorosas que melhor vão se adequar ao determinado caso.

    Bruno Nº05

    ResponderExcluir
  5. A pena não vale,por que a pessoa que sofre essa violência nunca vai se sentir a mesma pessoa.a pessoa não vai ter mais confiança em mais ninguém devido esse acontecimento vai ficar insegura,não vai querer se mostrar para as pessoas mais.
    Na minha opinião o cara que fez isso deveria pagar pelo seu erro aqui junto com os outros que erram.No presidio eles iam torturar ele muito, mais ia valer pelo o que ele fez com com a pessoa que não faz nada de mal pra ninguém aqui fora...


    Luiz Henrique N°24

    ResponderExcluir
  6. Isso depende do ponto de vista, se formos analisar de acordo com a vitima(não sendo o caso citado acima) concerteza, a maioria gostaria de ver o sofrimento do criminoso, vendo que o mesmo está pagando pelo crime cometido, assim, esse castigo causaria um alivio a vitima, fazendo com que ela pense que o infrator não poderá fazer o mesmo com outras pessoas. Já isso não aconteceria se o mesmo fosse mantido detido, pois na prisão a pena imposta pelos presos não é vista pela vitima, e não à aliviaria..

    E também a punição, ajudaria a evitar atos posteriores, semelhantes aos do crime cometido.

    Josué nº 19

    ResponderExcluir
  7. - Essa seria a maneira mais adequada a tomar diante do ponto de vista de certas pessoas, acontece que as coisas não são bem assim, claro que eu não estou dizendo que a pessoa não deve sofrer ou pagar pelo que cometeu, só que "pagar na mesma moeda" não é a melhor forma, a vítima ainda cita que essa pena é muito selvagem, além de que 20 gotas do ácido no olho dele nem chegaria ao que ele fez no rosto inteiro dela.
    Bom, ela com certeza já deve se sentir um pouco aliviada pelo que ele deve ter sofrido mais vamos pensar como será a vida de uma pessoa que sofre uma violência dessa, perder o seu rosto ou qualquer outra parte do seu corpo por uma pessoa em que você confiava, em quem você achava que ia viver momentos felizes, o psicológico de uma pessoa assim deve ficar de pernas pro ar, enfim, essas 20 gotas fará ele se lembrar pelo resto de sua vida e se arrepender à todo momento.

    Paula Cristina nº 33

    ResponderExcluir
  8. Ao meu ver, a justiça tem que agir de forma muito rigida, talvez assim ele poderia enchergar o que ele realmente é.
    Mas, ela não poderia aceitar que a autoridade castigasse ele, da maneira que ele fez com ela. Assim ela estaria mostrando para ele que ela era um monstro como ele. Porque, quem comete um crime desses não é um ser humano, afinal é um monstro.
    Mas, não concordo que a punição teria que ser igual o crime.
    Depois de ver um crime tão comovente como esse, a justiça teria que fazer coisas piores com ele, a pessoa que sofre um crime desse isso vai ficar marcado na vida dela para sempre, mas acredito que ela vai ficar aliviada se a justiça for feita de maneira que deve ser feita, mais rigida.

    Bárbara nª3

    ResponderExcluir
  9. Eu acho que esse cara é um otario, e desumano, se ele não é capas de ter uma mulher não precisa dele judia dos outros, o que leva esse cara a fazer uma barbaridade dessa é o siume. Por ele pença que se ela não for dele ela não vai ser mais de ningem.

    ResponderExcluir
  10. Olá Este cara não deve receber o mesmo Castigo e sim outro pior que é a pena de morte. O rapaz é Louco mesmo que isto que vergonha aonde que a gente vai parar, agora cadê a Lei pra este tipo de situação?!?!

    ResponderExcluir
  11. Olá Este cara não deve receber o mesmo Castigo e sim outro pior que é a pena de morte. O rapaz é Louco mesmo que isto que vergonha aonde que a gente vai parar, agora cadê a Lei pra este tipo de situação?!?!

    Danilo dos Santos Nº 07

    ResponderExcluir
  12. Eu sou contra a punição...de que adianta ele sofrer o mesmo?? isso talvez vai trazer alguma felicidade ou alivio pra "ela"?
    é claro que as marcas de violencia vão ficar pra sempre no rosto dela.. mas e ele?tambem vai ficar com marcas.. mas não para sempre,vai chegar a hora que ele não vai aguentar mais e morrerá...enfim,isso não e torturar?
    quer dizer então que se alguem cortar um braço de uma pessoa,ela tambem deve fazer o mesmo?so que mais doloroso??
    Pensem bem.. não seria melhor deixar essa pessoa apodrecer na cadeia?A vida faria seu papel sem ninguem para interferir... sem ninguem para dizer que o matou.. sem ninguem para dizer que ele suicidou...porque ele estara ali.. trancado.. com todo direito à vida mas sem direito à liberdade!!!

    Fernando Dias nº12

    ResponderExcluir
  13. Acredito que seria um preço justo a pagar, pois uma pessoa que faz um mal tão grande não merece misericórdia nem perdão, o certo seria mesmo sofrer até morrer.
    Pois fez uma pessoa inocente sofrer, por pura vingança. Não deve-se nem pensar em sair impune.
    Mas fazer sofrer não mudará o que ocorreu no passado, mas ele deve sentir o mal que fez.
    Que a justiça seja feita.

    DÁVIDE nº08

    ResponderExcluir
  14. Na minha opnião facil e dizer duro e fazer talvez o preço justo seria a morte mas sera que vale a pena ele não iria sentir a dor que ela passou .Sempre vai querer se vingar mas não valera a pena sujar sua imagem cometendo o mesmo o que ele.Ela disse que seria "selvagem"se aplicasse a lei de talião mas o que ele cometeu eo que!Para mim esse cara tem que ser severamente punido pelo ato que cometeu acabou com a vida de uma pessoa que o apenas o rejeitou.Mas fazer ele sofrer tambem não mudaria a historia ou o ato por ele cometido, sera que ele ão menos se arrepende do que fez pois se não se arrepender ele deve ser louco.
    A justiça tem que ser bastante severa no caso pois ele e um louco,se o punir severamente com certeza pessoas pensaram duas vezes antes de cometer um ato como esse de barbaridade mas o ser humano ainda tem muito o que se corrigir um exemplo ea vilolencia mas para isso deveriamos ter leis mais duras e severas.
    Sera que no pais onde aconteceu o fato ele não foi preso por prisão perpetua que para mim seria mais justo que a pena de morte pois o unico que tem poder de tira uma vida e Deus .Voltando ao caso ela sofreu uma tortura imagina a dor dessa moça esse cara tem que aprodecer atras de uma cela de cadeia.


    João Paulo n 18

    ResponderExcluir
  15. O amor é o que nos faz caminhar. Perdoar também é amar. Por mais difícil que pareça, não é impossível colocar em prática o perdão, basta querer. Não sei quanto aos outros, não procuro saber e muito menos o quero, só tenho a certeza de que nisso creio e quero para sempre crer.
    É plausível desempenhar amor, mesmo não havendo retribuição; É possível amar aqueles que exercem ou exerceram alguma insanidade contra ti.
    Quanto ao homem condenado a receber nos olhos 20 gotas de ácido diariamente, me indigno, não critico a atuação daqueles que impuseram tal jugo, porque sei que não sou eu quem devera julgar, no entanto, revolto-me. Gostaria que pensassem: A tortura torna um alguém melhor? Faria, de certo, a mulher se sentir bem, mais bela, voltando a ser o que ela um dia foi?
    Bom, para essas duas perguntas a minha resposta seria: NÃO!

    Violência gera violência. Fato.

    Mairany n°: 25.

    ResponderExcluir
  16. No meu ponto de vista eu não me sentiria aliviado em castigar a pessoa que cometera esse grande erro pois, não trazeria de volta o meu perfeito rosto antes tido e alem do mais so iria me trazer cada vez mais sofrimentos, do que eu ja estaria passando, tanto pela nova fase de adaptamento dessa nova vida que iria começar,e quanto pela vingança que não faria nenhum sentido porque iria gerar um ciclo de vingança que não iria acabar nunca.Está certo que vingança é um prato que se come frio, mas assim como violência gera violência, gentileza gera gentileza e para o mundo ser melhor de se viver onde haja a paz e a hunidade cada um tem que respeitar o outro e ter no coração o sentimento puro e verdadeiro que é o amor, o amor divino de Deus. Cada um, é cada um, e cada qual, é cada qual, pois todo mundo e diferente so muda o que se diz ou o que se sente. "E não faça aquilo com outros, o que não gostaria que fizessem com você". Pensem nisso...


    Jean nº 17

    ResponderExcluir
  17. no código de hamurabi,podemos ver que sobre um certo fato que aconteceu com uma mulher que foi cruelmente ferida no rosto com acido pelo seu namorado,e aí vem a questão do castigo que ele vai merecer ou não,no texto o desejo dela é que fizessem o mesmo com ele.
    Na minha opinião eu não acho que o castigo vai aliviar a dor ,muitos acham que sim , porque elas sofreram e querem o mesmo para a pessoa que fez algo com ela . o castigo vai apenas dar a pessoa um peqeno alivio de que "a pessoa que fez algo com ela foi castigado e teve o que merece.
    eu acho que os que cometem um crime ou uma atrocidade dessa ,como a garota de 17 anos, devem pagar pelo que fez não da mesma forma.
    é isso ae!!*-*

    eliaby nº10

    ResponderExcluir
  18. não, nos não devemos aplicar esse tipo de pena por que isso é uma selvageria, se a gente ser capaz de fazer tal coisa somos igual a eles, selvagens, fica dificil escolher uma pena para tal crime acho que nenhuma pena vai superar a dor da vitima nem mesmo a morte agora se fizermos a mesma punição ao meu ver vamos ser igual a ele mesmo que seja para ajudar outra sou a favor da prisão perpetua, não devemos agir pela emoção mais sim pela razão devemos pensar por qualquer que seja nossos atos mais mesmo se falar mais se for com a sua familia a morte do agressor não vai te trazer paz pode conformar mais nao vai adiantar nada......

    VAMOS pensar

    DIEGO n°09

    ResponderExcluir
  19. Castigar o rapaz não vai levar a nada, não vai fazer que o rosto da garota volte, não vai aliviar a dor de ter perdido o rosto, vai ser apenas um castigo para o rapaz, ela não vai sentir-se aliviada disso. Para o rapaz ele vai preferir morrer do que tomar 20 gotas de acido no olho. Isso tambem faria que a familia do rapaz se revoltasse, contra a garota.

    E com isso a violencia gera violencia.

    Maxwel Gregório N: 29

    ResponderExcluir
  20. A lei do Talião é uma justiça, mas é claro não vai aliviar a dor da moça de ter o seu rosto todo deformado, pois as lembranças vão permanecer para sempre na memoria dela.
    Não, justifica se ele fez na hora da raiva da furia, quem garanti se ele, nunca fez isso com outra pessoa?
    E quem garante se ele não é um psicopata.
    Eu achei certo o que a justiça está fazendo com esse animal.
    A que se faz, a que se paga.

    Natália Cristina nª31

    ResponderExcluir
  21. Vale a pena sim, ser castigado para ela sentir pelo menos um terço aliviado. Essa moça, na qual a história foi relatada acima escolheu a melhor punição para a devido indíviduo. Agora ela se encontra com o rosto todo deformado, com uma enorme perca de visão e essas marcas e lembranças ela vai carregar para sempre. Isso é inevitável, por isso aquele homem que por falta de identidade, teria que ser punido, para ele ver como essa moça está sofrendo devido a esse monstro que agiu de forma muito errada.

    Priscila nª36

    ResponderExcluir
  22. não, pois ai estariamos nos rebaixando ao nível dele, e isso tambem seria um preço muito alto para ele pagar, talvez o preço mais justo seria a morte, essa maneira seria muito cruel e nao mudaria em nada o sofrimento da mulher pela qual ele foi rejeitado, não acho que essa pessoa se sentiria aliviada, e nem vai fazer com que a sua face seja reconstituída, essa punição não mudaria em nada a situação, e na minha opinião a justiça deve agir de forma rigida mas não de forma brutal.

    ResponderExcluir
  23. Na minha opinião eu seria sim a favor dessa pena que foi imposta a ele, pois seria uma forma de devolver o sofrimento que ele causou a mulher que ele supostamente amava, ele foi pela lógica de que se ela não fosse dele não seria de mais ninguém.

    ResponderExcluir
  24. na minha opinião , eu sou a favor da pena que foi imposta a ele , mas a pena melhor seria a morte, porque o sofrimento que ela teve , ele pagaria em dobro.A justiça deveria ser mais rígida.

    ResponderExcluir
  25. “Olho por olho, dente por dente", como nesse caso foi provado quem era o criminoso ai sim deve ser aplicado. Mas desde que seja provado,pois pessoas de bem não devem ser punidas por engano.
    Ao deixar com que a vitima escolher a pena foi justo, pois o criminoso irá sentir na pele os danos que ele causou na moça, que irão ficar pelo resto da vida dela, e agora pelo resto da sua também para que ele veja que quem comete crime tem que ser punido.

    ResponderExcluir
  26. nesses caso eu acho um absurdo, claro que o cara também e um louco...
    mais tortura dessa maneira e desumano.
    até porque a dor que a mulher sentiu, e as consequências não mudaram em nada, só fez piorar, e nada vai muda isso...
    E eu também não acho que isso alivia dor de ninguém!

    Natália Carneiro Ferreia n30

    ResponderExcluir
  27. envez da lei 'olho por olho, dente por dente' eu adotaria;
    'amei a todos como a ti mesmo'

    ResponderExcluir
  28. Tenho quase certeza que a maioria das pessoa queria que usasse essa lei olho por olho dente por dente para o criminoso centir na pele o que a outra sentiu.Mas no meu ponto de vista mesmo que ele use essa lei com o criminoso, a mulher não tera seu rosto de volta seu rosta vai continuar deformado.Então eu acho que um criminoso que comete um tipo de crime desse não deveria ser punido por essa lei porque so isso seria muito pouco,ele tinha que sofre muito por um bom tempo e depois disso matasse ele porque quem comete um crime desse com uma pessoa pode faze isto com outra então o melhor seria ele sofre e depois morre.

    Leonardo N°23

    ResponderExcluir